Vantagens e desvantagens do Transporte por aplicativo



Vantagens e desvantagens do Transporte por aplicativo

Os aplicativos de transporte começaram a fazer parte da realidade dos brasileiros há alguns anos e cada dia mais ganham adeptos os mais utilizados são a Uber, 99 (antiga 99 Táxis), Cabify e a Easymas, ainda há quem tenha dúvidas quanto à segurança e por isso não tem total confiança para usar esse tipo de serviço.
Os aplicativos funcionam assim, você realiza um cadastro simples, informando dados pessoais como seu nome completo, e-mail e número de telefone, na sequencia eles enviam um SMS confirmando o cadastro e após isso você pode configurar a forma de pagamento e solicitar o serviço
O serviço é solicitado no próprio aplicativo que envia o motorista cadastrado que estiver mais próximo da sua localidade e disponível para realizar a viagem, parece um método simples, mas alguns pontos ainda incomodam seus usuários.

Vantagens de utilizar transporte por aplicativo
As facilidades e modernidades trazidas por esses serviços são inúmeras, elas atraem pelo preço, facilidade, forma de pagamento.

Bons preços:
Em geral os transportes por aplicativo são realizados com tarifas abaixo do valor cobrado por táxis e às vezes até ônibus. Isso é uma grande vantagem já que esse serviço não perde em qualidade para os táxis comuns. Quando são apenas uma ou duas pessoas na viagem normalmente o valor é superior ao de um transporte público, mas, quando pensamos na praticidade vale o investimento de pagar um pouco mais caro.

Facilidade de contratar o serviço:
Se cadastrar na plataforma e solicitar os serviços são métodos rápidos, simples e de fácil entendimento. Isso agiliza todo o processo no momento de uma emergência ou quando você apenas não quer perder tempo procurando ponto de ônibus ou taxi.
Formas de pagamento:
Os aplicativos trabalham com a opção de desconto direto no cartão de crédito cadastrado na conta e também permitem pagamento em dinheiro, assim o passageiro tem maior controle sobre seus gastos e pode definir sempre como deseja realizar o pagamento da sua corrida.

Conforto:
Os carros que são cadastrados nos aplicativos precisam apresentar alguns itens mínimos de conforto para o cliente, como ter 4 portas, ter ar condicionado. O motorista precisa disponibilizar aos passageiros, água, balas ser cordial e educado. Por esses aplicativos é possível avaliar o motorista que te atendeu durante a corrida e isso conta para sua pontuação e caso essa pontuação seja baixa o motorista perde o direito de fazer parte da equipe. Visando manter sua fonte de renda alguns motoristas quase sempre atendem e até superam as expectativas de bom atendimento, isso contribui para uma melhor experiência para os clientes.

Desvantagens de usar transporte por aplicativo
Esses aplicativos também têm seus problemas e isso pode ser decisivo para alguns clientes que prefere não se arriscar ou para evitarem ter problemas com o deslocamento.

Variação de preço:
Quando a corrida é solicitada o cliente informa o local onde está e para onde deseja ser transportado e a partir desses dados é calculado uma estimativa de preço da corrida, mas, esse valor pode mudar em alguns casos. Pode também ocorrer de motoristas não aceitarem fazer a corrida pelo fato do valor final que vão receber pelo deslocamento não compensar financeiramente.
Precisa de internet:
Para solicitar o serviço é preciso ter sinal de internet para fazer o pedido pelo aplicativo, isso pode atrapalhar o serviço em locais mais distantes onde não há sinal ou em casos de celular descarregado. Se sua conexão estiver muito lenta pode também atrapalhar o contato com o motorista para ver sua localização ou ajudar a encontrar o local caso seja uma região desconhecida pelo profissional.

Segurança:
O Aplicativo antes de associar um motorista à sua lista de profissionais exige uma análise de antecedentes e solicita dados do profissional para garantir que aqueles que vão prestar o serviço sejam pessoas que transmita confiança. O problema é que não tem como garantir que esses motoristas não tenha uma atitude fora da conduta esperada, como assediar passageiro(a), ser grosseiro, se recusar a ir até o destino entre outras possíveis situações. É preciso ficar atento ao que está sendo feito pelo motorista para não correr o risco de ser enganado, olhe a avaliação do profissional na página do aplicativo, veiculo para conhecer a conduta do mesmo com outros clientes. São situações que podem acontecer e isso é um medo de clientes que precisam utilizar esses serviços.

Riscos de demora:
O aplicativo tenta sempre buscar motoristas que estejam mais próximos à sua localização, mas, às vezes isso não é possível de ser encontrado e o cliente precisa esperar um motorista vir de outro lugar para atender a corrida. Outra questão é que às vezes o profissional não conhece a região e acaba levando bastante tempo para encontrar o lugar correto tanto para encontrar o cliente como para deixá-lo em seu destino. Em dias de chuva ou muito movimento você pode ter que esperar bastante tempo para conseguir um motorista disponível, se estiver com pressa vai ter que encontrar alternativas.

 Tarifas que mudam:
As tarifas dos aplicativos não são fixas, elas variam de acordo com o horário e a demanda por isso em algumas horas do dia pode se tornar bem caro utilizar esse tipo de serviço, as tarifas chegam a triplicar de valor. Dias de chuva, eventos na cidade, final de ano, fins de semana e de madrugada são os períodos quando ocorrem as maiores variações, por isso antes de solicitar o serviço analise o preço que será pago.

Sem suporte:
Uma das grandes questões desses aplicativos é quanto ao suporte ao cliente, existe uma central de contato para o cliente, mas é muito difícil conseguir que sua reclamação seja resolvida. Por exemplo, quando um objeto pessoal é esquecido dentro do veículo dificilmente a central consegue resolver esse tipo de problema e aí é preciso esperar que o motorista e devolva o item. Outra situação é quando um motorista é rude ou mal educado com um cliente, é difícil que ele seja punido efetivamente, pois não há como comprovar esse tipo de situação a menos que se torne uma situação corriqueira.

Longecar Transporte Executivo

Se você está em Campinas ou região e prefere evitar essas situações de risco, contrate os serviços da Longecar.
Transporte de qualidade com agendamento prévio, serviço prestado por profissionais selecionados criteriosamente e qualificados para tornar a sua viagem em uma experiência agradável.
Longecar a melhor opção para quem busca conforto, segurança e pontualidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Motivos para se contratar apenas o serviço do motorista particular